Skip to main content

Olhar para o ano que passou é mais do que listar entregas. É reconhecer os caminhos percorridos, as parcerias construídas e a forma como a comunicação esteve presente como ponte. Ao longo deste ano, a Lunga esteve envolvida em projetos que circularam pelo Brasil e pelo mundo, sempre com um compromisso claro: comunicar com sentido, criatividade, estratégia e responsabilidade.

Dividimos esse percurso em dois momentos, que ajudam a contar melhor essa história. Venha nessa viagem com a gente!

Primeiro semestre: ideias que atravessaram fronteiras

O início de 2025 foi marcado pela imersão de Raízes Desenvolvimento Sustentável em Porto Seguro. A nossa parceria segue ao longo de bons anos de troca, confiança e trabalho conjunto. Para a Lunga, é uma honra estar ao lado da Raízes por mais um ano!

Teve ainda a repercussão da Revista Andança, projeto editorial que desenvolvemos para a Gondwana Brasil. Em março, esse trabalho ultrapassou fronteiras: a revista esteve presente na ITB Berlin, uma das maiores feiras de turismo do mundo! Ter um material editorial brasileiro, autoral e comprometido com boas práticas circulando em um evento internacional desse porte foi um marco importante e um sinal claro de que histórias bem contadas têm alcance global.

Ainda no primeiro semestre, estivemos em Juatinga (RJ) a convite da Gondwana para uma imersão no território, dedicada à produção de material audiovisual e à realização de entrevistas com a comunidade local. Foram dias de escuta, convivência e registro sensível das histórias, dos modos de vida e das relações que sustentam aquele lugar. Todo o conteúdo captado integra um projeto documental em desenvolvimento, que será lançado futuramente.

Em abril,  participamos ainda do Encontro do Coletivo MUDA!, um momento importante de troca, alinhamento e fortalecimento de iniciativas que atuam por um turismo mais responsável e comprometido com o Brasil real.

Um pouco depois, a Lunga também foi responsável pela co-elaboração do conteúdo e diagramação do Responsible Travel Guide, também da Gondwana Brasil, um guia pensado para um público internacional. O desafio foi transformar princípios, orientações e valores ligados ao turismo responsável em um material acessível, visualmente cuidadoso e fácil de aplicar na prática. Desta maneira, reforçamos a comunicação como ferramenta de conscientização.

Outro destaque que temos muito orgulho foi o trabalho que iniciamos com a Natura Ecoturismo, envolvendo estratégia de conteúdo, gestão de redes sociais, produção de textos para blog e, especialmente, a divulgação da Expedição de Cruzeiro Científico “As Baleias de Abrolhos”. Um projeto lindo que une ciência e conservação! As ações encerraram em agosto, mas deixou saudades. Esperamos retomar com essa parceria em breve. (Alô, Victor!)

Segundo semestre: aprofundar, traduzir e expandir

No segundo semestre, a atuação da Lunga ganhou ainda mais profundidade, com projetos que exigiram escuta atenta, tradução de conteúdos complexos e estratégias de comunicação pensadas para ampliar impacto e acesso.

Nesse contexto, realizamos toda a assessoria de imprensa, a gestão de redes sociais e a comunicação institucional do 1º Fórum Brasileiro de Turismo Responsável, realizado em Brasília (DF) e em Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros (GO). O trabalho envolveu planejamento estratégico, produção de conteúdos e acompanhamento da comunicação antes, durante e após o evento. Esse projeto teve um significado especial para a Lunga, tanto pela relevância do Fórum para o setor quanto pela confiança depositada pelo Grupo Vivejar, que nos escolheu para conduzir a comunicação de um marco tão importante para o turismo responsável no Brasil.

Ainda no segundo semestre, a imersão da Raízes Desenvolvimento Sustentável em Ouro Preto (MG) reafirmou a importância dos encontros presenciais. Idealizado em conjunto, meses depois, fizemos a curadoria de conteúdo e diagramação do e-book “Regenerar é preciso: aprendizados e caminhos para um futuro que floresce das raízes”, além da produção de conteúdos audiovisuais, com destaque para a edição especial do vídeo Gente de Fibra, no YouTube.

Um cliente que chegou esse ano foi o Projeto Onças do Amapá. A Lunga contribuiu com a criação dos textos do site, conteúdos de blog e o planejamento estratégico de comunicação, além da produção de todos os posts, com identidade visual personalizada.  O objetivo era muito claro: traduzir a linguagem técnica e científica do projeto acadêmico em uma comunicação compreensível, sensível e conectada com o público geral. Tornar o conhecimento acessível foi o eixo de toda a estratégia ao longo de seis meses.

No campo institucional, realizamos também a apresentação institucional do Coletivo Muda!, material que esteve presente na WTM Londres, em novembro. Mais uma vez, conteúdos desenvolvidos pela Lunga circularam em espaços internacionais de diálogo e troca.

O ano marcou ainda o início da parceria com a Fernanda Paes Leme, atuando no SEO do YouTube e nos descritivos dos canais Grande Surto e TV Nada, ampliando nossa atuação em estratégias de visibilidade no audiovisual.

Já no fim do ano, somamos à trajetória a divulgação do livro Futuros Desejáveis: Um léxico irreverente da transição ecológica e social, de Jean-Claude Razel, reforçando o compromisso da Lunga com projetos editoriais que provocam reflexão e apontam caminhos possíveis para o futuro. A proposta conecta o mesmo que a gente: turismo, cultura e natureza.

Ao longo de todo o ano, a Lunga esteve ao lado de clientes e projetos que exigiram bastane da nossa equipe. Trabalhamos com parceiros de longa data e novas conexões, fortalecendo relações baseadas na transparência, no respeito e na confiança.

Seguimos acreditando que comunicar bem é um ato de responsabilidade com as histórias que escolhemos contar. Que os próximos anos continuem abrindo caminhos Brasil afora!